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Por que os consumidores abandonam as empresas?

A ConQuist, referência brasileira em Consultoria e Educação Corporativa, realizou uma pesquisa inédita no Brasil sobre os motivos e comportamentos de clientes que abandonam as empresas, de que forma fazem isso, em que momento tomam essa decisão e qual a repercussão. Foram coletadas 494 respostas de pessoas com mais de 21 anos e que acessam a internet com abrangência nacional.

A pesquisa está sendo comentada pela mídia com repercussão nacional nos principais veículos de comunicação, em função do impacto que alcançou por trazer à tona questões sensíveis sobre o comportamento dos consumidores e empresas que ainda não haviam sido levantados no Brasil. Veículos como Jornal O GLOBO e Entrevista ao vivo na rádio CBN divulgaram nossa pesquisa.

 

                 

 

Com os resultados da pesquisa, analisamos uma mínima parcela de consumidores que NUNCA pensaram em abandonar uma empresa por problemas acarretados por ela: apenas 2%.

Entre os motivos citados na pesquisa, a razão pela qual os consumidores não conseguem se desvincular das marcas são: dificuldade criada pela própria organização (59%) e falta de opção melhores no mercado (43%). Com isso notamos a descrença da população com os serviços disponibilizados no comércio.

 

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O cenário empresarial está mudando, os consumidores estão cada vez menos pacientes com situações causadas pela própria marca. Quando um cliente é tratado com atenção e vive experiências positivas com a empresa em que ele se sente protegido e não aprisionado, ele vira um aliado da marca.

Visando levar esse conhecimento para quem busca crescimento pessoal e profissional, a Certificação em Customer Experience & Customer Success é ideal para obter sucesso na carreira.

 

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