Curso de Formação em Metodologias Ativas de Ensino

Próximas turmas:

Instrutores :

Roberto Madruga
Professor

Curso de Formação em Metodologias Ativas de Ensino é um treinamento intensivo, de alto impacto e prático destinado a profissionais de educação que almejam ampliar suas competências com educadores frente à nova realidade que estamos vivendo no mundo VUCA, incentivando a nova geração a aprender de forma colaborativa, autônoma e eficaz qualquer tipo de conhecimento a ser ministrado.

Professores, gestores, consultores e os mais diversos profissionais de ensino que almejam aprimorar seus conhecimentos e habilidades para aplicar metodologias ativas de ensino em sala de aula para enriquecer suas estratégias e práticas na área de educação para adultos. Formação indispensável para o desenvolvimento tanto na esfera profissional, quanto pessoal.

Roberto Madruga é atualmente uma das maiores referências no Brasil em educação para adultos, utilizando metodologias ativas, tendo mais de 400 organizações atendidas em 20 anos, como, Boticário, Unimed, TIM, Vivo, Rede Globo, NET, Carrefour, Chevron, ClubMed, Coca-Cola, Dufry, Embratel, Essilor, Ipiranga, Natura, Ponto Frio, Prudential,  SulAmerica, TER, Defensoria Pública  e instituições de ensino consagradas, como, FGV, IBMEC, PUC, HSM, Grupo Ânima e Universidade Estácio.

Madruga atua como consultor organizacional e professor. Possui sólida e multidisciplinar formação: Mestre em Gestão Empresarial, Bacharel em Administração, Designer organizacional, Pós-graduado em Marketing, Pós-graduado em Gestão Estratégica e Qualidade, Pós-graduado em Gestão de RH, Pós-graduado em Pedagogia Empresarial, Pós-graduado em Educação a Distância; Master em PNL pela International Association of NLP Institutes, Coach Executivo e Coach de Carreira certificado pela ICI – International Association of Coaching Institute.

O Curso de Formação em Metodologias Ativas de Ensino possui o objetivo de ampliar as competências dos participantes quanto ao planejamento, ideação e aplicação de metodologias diferenciadas, visando valorizar e expandir as possibilidades dos educadores e, consequentemente, o sucesso do processo ensino-aprendizagem. O curso é extremamente prático, contando com diversos casos de sucesso e exercícios vivenciais em sala de aula.

  • Tendências nacionais e internacionais que estão ocorrendo quanto à aprendizagem dos alunos e aos métodos de ensino
  • A Cultura Maker provocando a “mão na massa”
  • A reinvenção dos professores como tema central das metodologias ativas de ensino
  • Diante do mundo VUCA (Volatility, Uncertainty, Complexity and Ambiguity), quais as novas demandas para os educadores?
  • Novas competências dos educadores para ensinar e para aprender na era da Economia 4.0
  • Metodologias ativas de ensino: apresentação das técnicas ativas para os participantes praticarem no curso para tornarem suas aulas mais dinâmicas e experienciais:
    • Design Thinking – utilização pelo educador como abordagem prática e criativa que objetiva a ideação e resolução de situações complexas pelos alunos e proposição de soluções inovadoras
    • Flipped Classroom – sala de aula invertida com o intuito de estimular os alunos para a aprendizagem acelerada e experiencial dentro e fora de sala de aula
    • Scamper – método para facilitar a ideação e a solução pelo aluno, utilizando o S-Substitute, C- Combine, A-Adapt, M-Modify/Magnify, P-Put it to some other use, E-Eliminate, R-Reverse or Rearrange
    • Peer Instruction – processo de aprendizagem que permite ao aluno aprender também fora de sala de aula. Retira o foco da transferência de informações pelo professor e promove a busca por conhecimento de forma autônoma apoiado em leituras prévias à aula
    • Project Based Learning (PBL) – a aprendizagem baseada em projetos proporciona a solução colaborativa de desafios, fazendo com que o aluno desenvolva soluções “mão na massa” em etapas, isto é, em forma de projeto
    • Problem Based Learning – aprendizagem baseada em problemas que foca a solução teórica de problemas, levando o aluno a ampliar a sua visão e adquirir novas atitudes diante das situações
    • Storytelling – como ministrar aulas com uma narrativa envolvente e adequada ao público
    • Estudo de caso – como construir casos de situações reais, trazendo o aluno para o papel de construtor da solução ou decisor. Como construir estudos de casos eficazes
    • Seminário – grupos de alunos são formados com uma tarefa específica e a turma é orientada a fazer questionamentos e avaliações durante as apresentações
    • Dramatização – o método de ensino com o uso da dramatização é rico em criar situações como a negociação de algo ou a prática de feedbacks
    • Demonstração, ilustração e exemplificação – métodos que levam o aluno a utilizar termos adequados em sua comunicação e a representar melhor suas ideias
    • Dinâmica de grupo – desenvolvimento e aplicação de atividades lúdicas que visam tornar o a aula mais motivadora e experiencial
    • Aula dialogada – o professor atuando como mediador, utilizando métodos como rapport e perguntas poderosas, para que os alunos possam ser estimulados a pensar e questionar o objeto de estudo e não apenas receber passivamente informações do docente
  • Metodologias ativas de ensino on-line: potencializado o uso de APPs e plataformas de gamificação
  • As etapas para planejamento do ensino, iniciando-se pelo Diagnóstico de Necessidades de Desenvolvimento
  • Revendo as trilhas de aprendizagem mediante os resultados do diagnóstico
  • O segredo de recalibrar o plano de aula com Metodologias Ativas de Ensino
  • Apresentação de bibliotecas de objetos de aprendizagem para facilitar o educador a popular o plano de aula

O certificado em Metodologias Ativas de Ensino será conferido ao aluno que cumprir dois critérios durante o curso: a) participação de no mínimo 85% da carga horária do curso; b) 100% de cumprimento dos estudos na plataforma EaD do curso.

 

A final do curso, o certificado será impresso de forma personalizada trazendo o seguinte texto: Atestamos que o aluno xxxxxx participou da Curso de Formação em Metodologias Ativas de Ensino realizada nas datas de …/…/… e …/…/.. com a carga horária de 46 horas/aula.

  • Treinamento elaborado com foco na realidade da educação, proporcionando ao aluno aplicação prática
  • Contato com profissionais especializados e que trabalham na área e networking com alunos
  • Metodologia eficaz e participativa, proporcionando ao aluno técnicas e novas atitudes
  • O consultor escalado é referência brasileira na educação de adultos, na criação e emprego de metodologias ativas de ensino
  • Incluso certificado de conclusão do curso e apostila em PDF
  • Metodologia prática e contato com inovação

Matriculados nas aulas presenciais: 36 horas/aula presenciais divididas em 10 encontros + 10 horas de estudo em conteúdos disponibilizados na plataforma EaD, totalizando 46 horas.

Matriculados nas aulas a distância: 36 horas/aula de transmissão das aulas presenciais divididas em 10 encontros + 10 horas de estudo em conteúdos disponibilizados na plataforma EaD, totalizando 46 horas.

A carga horária de estudo em EaD será disponibilizada na plataforma após o curso é formada por vídeos e leituras que somados perfazem cerca de 10 horas de estudo.

  • Presencial: R$ 1.200,00
  • Online: R$ 700,00

Rio de Janeiro – RJ

  •  Avenida Rio Branco 108 / 3º e 4º andar.

Realize sua pré-inscrição!