Instagram

Saber se comunicar assertivamente é uma qualidade que deve ser comum a qualquer profissional, principalmente para os que estão em posição de liderança. Essa habilidade, vista muitas vezes como uma espécie de dom natural, pode e deve ser trabalhada através de estudos e práticas cotidianas. Ao contar uma história, essa competência é testada em tempo real, estando o júri composto por quem a ouve.

Como narrar acontecimentos sempre possui uma intenção – informar, motivar, alertar, entreter, transmitir conhecimento etc. -, é importante manter a atenção do ouvinte a todo momento. David Aarker, professor de marketing na Universidade da Califórnia, enumerou 4 elementos que são essenciais para cativar quem ouve a dedicar a concentração no que está sendo relatado.

1. Tenha uma fonte confiável

Uma figura que possua a confiança dos ouvintes é uma ferramenta poderosa para atrair sua atenção. Seja um profissional reconhecido, um apresentador renomado, uma personalidade, um amigo ou um familiar, qualquer relação prévia que se tenha com o indivíduo será um fator positivo na hora de envolver quem escuta.

2. Seja provocante desde o primeiro momento

Ter uma apresentação, personagem ou argumento fora do comum são elementos importantes para imantar os ouvintes desde o início. Criar uma linha narrativa contextualizadora que ao mesmo tempo permita que as pessoas sejam levadas através de uma trajetória na qual podem imaginar determinados fatores tratará de manter a atenção de quem ouve.

3. Crie incertezas e suspense

Efeitos de causa e consequência são movimentos importantes. Nenhuma ponta deve ficar solta, ou seu ouvinte pode se perder durante a história ao ter o olhar afastado do que é realmente necessário. Foque em criar um elo emocional entre o ouvinte e a história, seja através de personagens, lições ou comparações, e faça as revelações gradativamente para inserir o suspense.

4. Cative nos 15 segundos iniciais

De acordo com o YouTube, os 15 segundos iniciais dos vídeos são essenciais para reter visualização. Se não despertarem o interesse nessa janela, os espectadores simplesmente irão embora. Não por acaso, pesquisas ligadas ao radialismo demonstram que a cada 15 segundos deve-se fazer um apelo sonoro para que o ouvinte volte a concentração para o que está sendo falado. Provoque, escolha as palavras certas, traga novidades, seja engraçado, mas envolva o indivíduo dando um caráter de extrema relevância para sua história.

É importante lembrar que sem atenção, o conteúdo não importa, afinal, ele não é transmitido para quem é direcionado. Existem muitas formas de atrair, inicialmente, o foco para você, como fazer uma interrupção em algum contexto, oferecer uma recompensa, conhecimento ou mesmo um grande mistério. Contudo, o importante é mantê-la constante.

Instagram