Instagram

Descubra em que estágio de Educação Corporativa a sua organização está posicionada.
Concentre-se nas questões a seguir e responda de maneira transparente. As respostas são válidas tanto para capacitações presenciais quanto on-line. Indique na coluna em branco apenas o número correspondente à escala apresentada aqui e faça o somatório ao final:

Discordo totalmente = 0, Discordo = 2, Nem concordo nem discordo = 4, Concordo = 6, Concordo totalmente = 8.

Nome:
Cargo atual ou anterior:
Setor da empresa:
Data de nascimento:
Sexo:
UF
E-mail pessoal:
Descubra em que estágio de Educação Corporativa a sua organização está posicionada.
Concentre-se nas questões a seguir e responda de maneira transparente. As respostas são válidas tanto para capacitações presenciais quanto on-line. Indique na coluna em branco apenas o número correspondente à escala apresentada aqui e faça o somatório ao final:

Discordo totalmente

Discordo

Nem concordo nem discordo

Concordo

Concordo totalmente
1) O processo de Educação Corporativa é prioridade da alta cúpula, não apenas no discurso, como na prática com a alocação de investimentos e infraestrutura.
2) Os investimentos e custeios dedicados para o desenvolvimento internamente e externamente de colaboradores são suficientes para as necessidades da empresa.
3) A empresa desenvolve regularmente capacitações para o seu público interno mediante um diagnóstico estruturado adequando os temas às necessidades das áreas.
4) A empresa atua cotidianamente na capacitação não apenas de funcionários como também de clientes e parceiros do negócio.
5) Existem indicadores ligados à Educação Corporativa que são auditados, controlados e comunicados para a alta cúpula que toma providências em caso de não cumprimento.
6) A empresa procura constantemente no mercado parceiros e convida consultorias para a elaboração de conteúdos e aplicação de capacitações mais estratégicas.
7) Anualmente 100% dos funcionários são desenvolvidos pela organização em cargas horárias diferenciadas e suficientes para cada cargo poder dar o máximo de si.
8) A organização possui ou terceiriza um ambiente virtual de aprendizagem para ministrar conteúdos on-line constantemente e de forma atrativa para o seu pessoal.
9) A organização dispõe ou terceiriza infraestrutura confortável, bem localizada e bem equipada de salas de aula para treinar a qualquer momento seus colaboradores?
10) Existe um acervo e são aplicados cotidianamente recursos instrucionais, como gamification, dinâmicas de grupo, livros, pesquisas para tornar as aulas participativas para todos os cargos.
11) A empresa planeja com antecedência de quais capacitações presenciais e on-line as pessoas irão participar e as envolve com os seus objetivos antes das datas das aulas.
12) Existe uma estratégia de comunicação interna que é aplicada para divulgar constantemente as boas práticas e os resultados advindos do processo de capacitação realizado.
13) Tanto os funcionários de T&D quanto os consultores externos são valorizados pela empresa do ponto de vista de remuneração e reconhecimento.
14) Há um processo constituído, sistêmico e simplificado para atender a dúvidas dos alunos em forma de secretaria acadêmica, mesmo que seja virtual, antes e após as aulas.
15) Os treinamentos presenciais ou on-line, desde que estruturados, são constantes na organização, sendo essa prática de educação continuada percebida pelos colaboradores.
16) A organização possui proficiência própria ou terceirizada por consultoria para criação de conteúdos diferenciados, controle de versões e atualização constante dos materiais.
17) A capacitação de colaboradores não é exclusividade da área de RH e pode ser realizada também pelas áreas de negócios da empresa que possuem autonomia para contratação.
18) A empresa realiza ou contrata treinamentos que ocorrem de forma estruturada, seguindo metodologias confiáveis e com educadores experientes.
19) Os educadores alocados pela empresa facilitam o aprimoramento de competências pelos alunos e proporcionam sempre atividades práticas e participativas em aula.
20) A organização proporciona conhecimentos específicos e amplos para as pessoas e contribui fortemente para o desenvolvimento dos colaboradores em suas carreiras.

Devo lembrar que não há obrigatoriedade para a organização atingir o grau A, B, C, D ou E, pois dependerá do porte da empresa e de sua possibilidade de investimentos. Contudo, é sempre bom sabermos que é possível galgar mais um degrau.
Divulgue a Escala de Educação Corporativa para as pessoas diagnosticarem como percebem suas empresas. O link é: www.conquist.com.br/escala-educacao-corporativa.



Instagram