Instagram
Os Pleonasmos do Líder

Por força do hábito, para reforçar algo ou por pura ignorância, os pleonasmos acabam por fazer parte do dia a dia do uso da Língua Portuguesa.  Expressões como entrar para dentro, subir para cima, amanhecer o dia são comuns na comunicação. A redundância  é plenamente desnecessária.

No quesito líder o mesmo ocorre. O Líder deve ser articulado, realizador, focado, persuasivo e visionário. Pleonasmos, sim,  a personagem denominado líder, se não tiver medianamente esses atributos, é mais objeto dos processos do que sujeito ou construtor de processos produtivos e rentáveis. O excesso de repetições acaba esvaziando uma ordem, um pedido, um trabalho em equipe, porque os funcionários ouvem tanto e tanto a mesma coisa diariamente, que ela acaba se perdendo nela mesma.

Existe uma fábrica de fontes que suportam esses pleonasmos. A quantidade de livros e cursos que, de uma forma ou de outra, repetem as informações, alimentam a ideia de que a empresas dependem única e exclusivamente do comportamento do grupo especial de lideres  para terem sucesso.

Leia a matéria completa em: Época Negócios

Instagram