Instagram
Os 8 Ps do marketing digital para fazer sucesso na internet

O brasileiro já passa mais tempo na internet do que vendo televisão. São, em média, 4 horas e 59 minutos conectados à internet contra 4 horas e 31 minutos assistindo à TV. Os dados são da Pesquisa Brasileira de Mídia, estudo realizado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Com uma informação dessas em mãos, fica claro que os empreendedores devem marcar presença na internet para vender mais. No entanto, nem todos sabem como vender seus produtos e estabelecer um relacionamento com seu público-alvo.

Uma das metodologias de marketing digital mais conhecidas do Brasil são os 8Ps.

1. Pesquisa
De acordo com Adolpho, ouvir seu público-alvo é essencial. O processo de criação de um produto e serviço e suas estratégias de marketing serão muito mais efetivas se o empreendedor souber as preferências de seus clientes em potencial.

Pesquisar, de acordo com o especialista em marketing, não custa nenhuma fortuna. “Essa iniciativa pode ser simples, barata e eficaz. Converse com clientes em potencial. Vá para a rua e faça perguntas. Envie-email. As pessoas são uma fonte gigantesca de informação”, afirma.

2. Planejamento
Agora é a hora de analisar todos os dados da pesquisa e traçar um caminho para a sua estratégia de marketing. “As pessoas vão te mostrar dúvidas e motivos que fariam com que elas não comprassem seu produto e falarão dos problemas que desejam que alguma empresa resolva.”

Segundo Adolpho, as campanhas mais eficazes não mostram produtos, mas soluções. “Pense, por exemplo, em uma escola de inglês. Na pesquisa, os clientes poderão falar sobre suas metas em um curso. Eles podem querer ver um filme sem legendas ou falar com um estrangeiro por uma hora sem dificuldades. Vender soluções como essas é um caminho mais eficaz do que simplesmente falar que seu curso é melhor”, afirma Adolpho.

3. Produção
Este “p” diz respeito à escolha ou criação das plataformas que hospedarão a campanha. Será necessário criar um site? Haverá presença nas redes sociais? Quais os formatos dos anúncios? Tudo isso deve ser levado em conta pelo empreendedor.

Leia a matéria completa em: Revista PEGN

Instagram