Instagram

Ser bonzinho é ser Líder? Muitos chefes para não se desgastarem se colocam numa posição excessiva de condescendência, tornando-se “bonzinhos” com os colaboradores, assumindo uma posição de nunca contrariá-los. Isso geralmente ocorre pela dificuldade deste chefe em dizer “não” para as pessoas e de impor certos limites daquilo que é possível a empresa fazer e daquilo que não é aceitável. O resultado é que chefes assim são considerados ausentes pelas equipes, que no fundo no fundo não confiarão nele para mudanças mais radicais que sejam necessárias nos negócios. Tipicamente este chefe gosta de dar apenas as notícias boas e de atribuir à “empresa” as notícias ruins. Quanta nocividade!

Quando subordinados são perguntados sobre qual chefe eles mais gostam, frequentemente apontam para o chefe que é mais “bonzinho”, pois ele realiza vários mimos para os seus funcionários. Porém, quando você vai procurar entender melhor o motivo desta escolha, percebe que as coisas não são bem assim, pois por trás de toda essa docilidade, existe a condescendência e aceitação de trabalhos ruins. Um Líder pode e deve ser legal e justo com as pessoas, porém tem de manter um nível de qualidade elevado para poder gerir e comandar bem sua equipe.

Ser bom com a equipe e respeitá-la é uma atitude obrigatória de todo Líder, que deverá evitar ser reconhecido como o “bonzinho do pedaço”. O próprio diminuto “bonzinho” já o qualifica como o que é “legalzinho”, mas não funciona. Ou seja, um fracasso na sua gestão e um zero à esquerda para o desenvolvimento do seu colaborador.

Espero que seja útil para o seu sucesso e nunca se esqueça de que nada se constrói sem conhecimento sólido guiado pelo domínio de métodos estruturados.

Conheça nossa biblioteca de artigos em: www.conquist.com.br/blog-artigos

Boa sorte!

Roberto Madruga

Roberto Madruga é reconhecido pelo mercado como consultor, educador e coach multidisciplinar nas áreas de RH, Marketing, Gestão do Relacionamento com Clientes, Qualidade e Comunicação. Mestre em Gestão Empresarial – FGV, Pós-graduado em Marketing e em Educação, Especialista em Qualidade total e Master em Programação Neurolinguística – PNL pela International Association of NLP Institutes. Diretor Presidente da ConQuist www.conquist.com.br.

 

Material gratuito. Liberada a reprodução desde que cite a fonte. Copyright® www.conquist.com.br. Temos como política colaborar com o desenvolvimento humano, divulgando determinadas dicas, ferramentas e métodos produzidos pela ConQuist.

Instagram