Instagram
Dicas para fazer o controle financeiro da sua empresa

Você sabe realmente como anda a saúde financeira da sua empresa? Independente de seu empreendimento está no vermelho ou no azul, identificar a situação financeira atual é a melhor forma de traçar novos rumos e tomar as melhores decisões para o sucesso do seu negócio.

Conhecer a situação atual é o primeiro passo para melhorá-la

O controle financeiro é indispensável para quem deseja ter um empreendimento de sucesso. Para isso, é preciso ter organização e tomar conhecimento diariamente sobre algumas informações de suma importância para uma gestão eficaz. Confira  alguns itens que você não pode perder de vista em sua rotina empresarial:

  • Contas a pagar;
  • Contas a receber;
  • Transações bancárias;
  • Estoque;
  • Compras.

Fluxo de caixa precisa ser hábito

O que foi recebido e gasto durante um período de tempo específico é o famoso fluxo de caixa. O ideal é que ele seja realizado diariamente. Dessa forma, você poderá ter total controle financeiro do empreendimento e realizar um planejamento eficaz. Além disso, ciente do fluxo de caixa da sua empresa, você pode identificar rapidamente se houve alguma fraude e tomar as decisões cabíveis.

De olho nos gastos e recebimentos futuros

Quando é a melhor data para sua empresa fazer pagamentos de fornecedores? Se você não tem a menor ideia dessa resposta, então é porque ainda não implementou o fluxo de caixa projetado.

A partir dessa prática, você poderá não só descobrir as melhores datas de vencimento para as contas a pagar, mas também tomar conhecimento do seu verdadeiro poder de negociação. Todos os gastos e recebimentos para os próximos meses devem ser listados.

Para isso, basta incluir vendas e pagamentos que foram parcelados, financiamentos, transações via cartão de crédito, duplicatas, entre outros.

 

Leia a matéria completa em: Sobre Administração

Instagram