Instagram
Decisões que definem a carreira de um líder

Líderes empresariais tomam decisões, esse é seu trabalho. Muitas dessas decisões são rotineiras, algumas são significativas. Poucas, bem poucas, são de tamanha importância que determinam não apenas a trajetória da empresa pelos anos que se seguirão, mas também a carreira do líder e seu legado. Harlan Steinbaum, ex-CEO e ex-presidente do conselho da Medicare-Glaser, uma das maiores redes de farmácias dos Estados Unidos, batizou tais decisões de “momentos definidores”.

Seu próprio momento definidor aconteceu nos anos 1970, quando ele e seus sócios decidiram comprar de volta sua antiga empresa. Esperando que se tornasse mais competitiva dentro de uma empresa grande e capitalizada, eles venderam a empresa à Pet, conglomerado cujas ações estão na Bolsa de Valores de Nova York. Logo depois, contudo, Steinbaum percebeu que a burocracia e a aversão ao risco ameaçavam sufocar a cultura empreen­dedora original. Temendo um ônus significativo, os primeiros sócios decidiram ter de volta o controle da rede. Conseguiram, então, posicioná-la para o crescimento e o sucesso que ela jamais atingiria como um braço da Pet.

Motivado por essa experiência, Steinbaum decidiu explorar momentos definidores que ocorreram a outros CEOs, como os executivos da ESPN, da Monsanto e da Willis Group Holdings, entre outras empresas. Os resultados da pesquisa foram compilados no livroTough calls from the corner office: top business leaders reveal their career-defining moments.

Algumas narrativas estão relacionadas com os desafios de fazer escolhas sobre a carreira. Outras descrevem a identificação de novas oportunidades de negócios, parcerias ou projetos. Nem todos os momentos definidores têm resultado positivo, mas, como Steinbaum observa, “por vezes nossas experiências de aprendizado mais significativas vêm de nossos erros, e não do sucesso”. Nesta entrevista, ele compartilha alguns achados de seu livro.

Vamos começar com a pergunta básica para compreendermos seu livro. O que é um “momento definidor” de carreira para um líder?
É a decisão mais importante de sua vida, uma decisão que o define como pessoa no mundo dos negócios e tem grande impacto em sua vida profissional. Às vezes, você nem sabe que aquele é seu momento definidor –até que olhe para trás e veja sua carreira como um todo.

Em algumas circunstâncias, você pode identificar imediatamente que aquele é seu momento definidor, por ser resultado de uma crise ou de um sucesso monumental.

Esse momento vem com riscos normalmente maiores do que quando se tomam outras decisões e seus aspectos negativos são potencialmente maiores, mas também superiores podem ser as recompensas.

Seu momento definidor aconteceu quando era presidente do conselho da Medicare-Glaser. É isso? Pode nos falar a respeito?
Éramos uma empresa de capital fechado que crescia rapidamente. Precisávamos de recursos para crescer e tínhamos uma série de opções, uma delas nos tornarmos uma empresa de capital aberto. Recebemos uma oferta da Pet e pensamos que era a resposta para nossos problemas de crescimento. Logo depois da aquisição, tornei-me presidente do grupo e responsável por seis de suas 17 divisões. Dessa perspectiva privilegiada, tive oportunidade de observar como os gestores tomavam decisões.

Vi que eram avessos ao risco e que administravam problemas, em vez de solucioná-los. Meus sócios e eu percebemos que, se tivéssemos o controle de volta, implementaríamos melhor os planos de crescimento. Foi a decisão mais importante que um dia tomei. O resultado foi que nossa companhia cresceu e prosperou, e ainda impactamos todo o setor.

O que aconteceu após a retomada do controle?
Nós desenvolvemos o primeiro banco de dados de interação medicamentosa baseado em química, o que permitiu aos farmacêuticos alertar o paciente quando o uso de mais de uma droga simultaneamente poderia trazer reações adversas. Também inauguramos postos de saúde e farmácias. Formamos uma rede de drogarias por todo o território norte-americano e as pessoas puderam comprar por e-mail.

Ainda fizemos uma joint venture com a Santos, rede de assistência médica de Nova York, e formamos a Express Scripts, que é hoje uma das maiores empresas de benefícios farmacêuticos do país, atendendo milhões de pessoas todos os dias.

Leia a matéria completa em: Revista HSM

Instagram