Instagram
De volta para o futuro

Foi no dia 21 de outubro de 2015 que Marty McFly (Michael J. Fox) e o Dr. Emmett Brown (Christopher Lloyd), personagens da saga “De volta para o futuro” estacionaram o DeLorean.

Quanto foi lançado, em 1989, o filme De Volta para o Futuro 2 imaginava um mundo em 2015 com carros e skates voadores, além de muitas tecnologias.

Veja 15 previsões que o filme acertou.

 

1. A “morte” dos Cds e DVDs

Se você tem menos de 25 anos, nem deve se lembrar dos CDs, aqueles bolachões semelhantes ao vinil, mas com tecnologia sonora digital. Pois o filme aposentou em 2015 tanto os LD’s quanto os CD’s.

 

2. Comando de Voz

Computadores ou aparelhos com tecnologia de comando de voz foi uma das previsões acertadas.

 

3. Óculos de vídeo pessoal

Em um jantar em família, na casa de Marty McFly e Jeniffer, seus filhos adolescentes estão usando um tipo de óculos tecnológico, bem semelhante ao Google Glass.

 

4. Câmeras digitais superfinas

Câmeras digitais superfinas e com tecnologia avançada? Essa foi uma previsão um tanto quanto defasada para 2015. Talvez se tivessem pensado que o seu aparelho de telefone portátil estivesse com esta funcionalidade, acertariam em cheio.

 

5. Grandes monitores de tela plana

Na época, TV’s com telas grandes era do mesmo tamanho de uma estante. O filme de 1985 mostra o futuro com monitores de tela plana e finos, semelhantes às TVs de hoje em dia.

 

6. Vídeo chamadas e videoconferências

Videoconferência já era uma realidade na 2015 do filme De Volta para o Futuro. Para o Business Insider, o longa só esqueceu dos sons irritantes que o Skype faz ao iniciar ou encerrar uma chamada.

 

7. Controles por movimento

“Quer dizer que você tem que usar suas mãos para jogar? Isso é como um brinquedo de bebê!” Em De Volta para o Futuro, eles já previam em games de 8 bits o sensor de movimentos como Wiimote, Kinect ou o PS Move.

 

8. Entrada sem chaves físicas

Pensar em portas que se abrem sem a necessidade de uma chave física hoje é fácil. Quero ver pensar isso nos anos 80, e ainda planejar que sua digital é suficiente para abri-la.

 

9. Computadores, tablets portáteis

Em um mundo onde o PC doméstico estava começando a engatinhar, De Volta para o Futuro foi além e imaginou aparelhos computadorizados do tamanho de um tablet.

 

10. Fim dos Mac´s

Nos anos 80, quando se pensava em um modelo de computador para o futuro, a maioria das pessoas achava que o Macintosh (Mac) seria a referência. Não é pra menos, eles começaram a ser comercializados pela Apple a partir de 1984 e era tido como um computador revolucionário. Agora, o Macbook entrou como referência, deixando os computadores de mesa obsoletos.

 

11. Aviões que filmam controlados a distância

Os Drones, conhecidos no Brasil como VANTs (Veículo Aéreo Não Tripulado), são aviões que não necessitam de piloto embarcado e pode ser controlados a distância. Foi inventado, para fins militares e não arriscar a vida de soldados em missões perigosas. Atualmente, muitos repórteres e pessoas comuns têm utilizado aparelhos que funcionam a partir de controle remoto para fazer transmissões de notícias ou para fazer filmagens em tempo real. Estes aparelhos ficaram muito populares no Movimento Occupy Wall Street nos Estados Unidos e a tendência é ficarem ainda mais em 2015.

 

12. Assista quantos canais quiser ao mesmo tempo

Embora atualmente possamos nos contentar com apenas 2 canais ao mesmo tempo, quem sabe em 2015 faremos que nem o filho de Marty, que abastecia sua sede de informação assistindo seis canais simultâneos.

 

13. Pagamento por celular

Um leitor de cartão de crédito para celular? Essa ideia Jack Dorsey, um dos fundadores do Twitter, teve ao transformar o aparelho móvel em uma prática máquina de cartão de crédito, isso através de um aplicativo chamado Square.

 

14. Os computadores estão por toda parte

Como um grande Big Brother, a trama acertou que no nosso futuro próximo os computadores estarão por todos os lugares.

 

15. Cinema 3D

Superproduções cinematográficas em 3D também apareceram em De Volta para o Futuro 2. Apesar de ser uma prática desde os anos 60, o cinema 3D está mais em alta do que nunca, muito mais pelo maior poder de arrecadação das bilheterias do que a qualidade tridimensional em si.

 

De volta para o futuro 2

Cena do filme De volta para o futuro 2

 

Fonte: http://manualdohomemmoderno.com.br/tecnologia/15-previsoes-que-de-volta-para-o-futuro-2-acertou

 

Instagram