O que é Assessment e Avaliação de Perfil

O Assessment é conjunto de técnicas, incluindo a Avaliação de Perfil, que fornece aos Gestores informações imprescindíveis sobre a pessoa avaliada, tais como perfil, potencial, expectativa de carreira e gaps de desenvolvimento. O Assessment auxilia a organização na efetiva gestão do seu capital intelectual e na tomada de decisão quanto às movimentações de pessoas.

Objetivo do Assessment e Avaliação de Perfil

As técnicas e ferramentas utilizadas no Assessment e Avaliação de Perfil utilizas pela ConQuist possuem como objetivo gerar um conjunto de informações confiáveis acerca do perfil do colaborador avaliado, permitindo aos Gestores a tomada de decisão em relação à carreira dessas pessoas: desenvolvimento, promoção, manutenção, transferência ou plano de sucessão.

Ferramentas para Assessment

A ConQuist aplica diversas ferramentas de Assessment, como por exemplo, o DISC – Dominância (D), Influência (I), Estabilidade (S) e Conformidade (C) – para análise de perfil comportamental visando identificar grau de aderência do colaborador ao cargo, potencialidades e tendências comportamentais. O MBTI – Myers-Briggs Type Indicator – é um instrumento que aplicamos também que possibilita identificar características e preferências pessoais, cujo método consagrado é baseado na teoria de Carl Gustav Jung sobre os Tipos Psicológicos. Aplicamos demais instrumentos de Assessment como entrevista individual em profundidade, comparativo de descritivo de cargo, entre outros.

Metodologia ConQuist para o Projeto

1 – Diagnóstico do perfil desejado pelos gestores e entrevista individual com avaliados

2 – Aplicação de metodologia DISC, Grafologia ou outras indicadas

3 – Devolutiva para os Líderes dos colaboradores que estão em Assessent

4 – Devolutiva individuais com os avaliados e direcionamento de carreira

Assessment-e-Avaliação-de-Perfil

7 Benefícios para o Cliente ConQuist

  1. Maior consenso entre as características individuais e as necessidades organizacionais
  2. Facilitador para um eventual processo de Change Management
  3. Auxilia as empresas no estabelecimento de métricas para selecionar, recrutar e avaliar
  4. Proporciona desenvolvimento pessoal, desperta a percepção do colaborador quanto aos pontos fortes e de melhoria e promove subsídios para sessões de Coaching
  5. O Assessment promove a diminuição dos custos de contratação e demissão
  6. Possibilita iniciar o processo de avaliação 360 graus
  7. Os processos de desenvolvimento e sucessão se apoiam em avaliações fidedignas