Instagram
Comunicação eficaz é fundamental em processos de mudança nas empresas

Diante de um cenário de crise econômica e falta de perspectiva de retomada de crescimento muitas empresas reduzem investimentos e fazem mudanças significativas nos processos de trabalho, envolvendo funcionários, estratégias, layout etc. Mas não basta simplesmente mudar, é preciso comunicar da melhor forma possível para evitar outros problemas, que podem atrapalhar a produtividade e gerar aumento de custos e de retrabalho.

De acordo com Eliana Dutra, CEO da Pro-Fit e 1ª Master Coach Certified na América do Sul pela International Coach Federation, essas modificações exigem um alinhamento na comunicação entre todos os envolvidos, para contornar as resistências naturais. “Isso é perfeitamente normal, pois a natureza humana estranha tudo que é novo”, explica Eliana.

É preciso evitar a falta de comunicação ou o diálogo unilateral, pois sem a participação dos funcionários, não é possível fazer a mudança. Quando uma empresa decide uma alteração do seu layout, por exemplo, podem haver questionamentos sobre a necessidade da mudança se estava tudo bem e funcionando até aquele momento.

“É fundamental que o gestor transmita informação sobre as transformações de forma estruturada, clara e direta, explicando o papel de cada um no novo escopo de trabalho e, principalmente a razão de ser da mudança”, afirma Eliana.

 

Leia a matéria completa em: Revista Melhor

Instagram