Instagram
Como identificar e desenvolver os líderes dentro de uma empresa

A história da liderança é antiga. A famosa múmia Otzi, encontrada em 1991 nos Alpes Orientais, viveu a cerca de 5300 anos atrás e morreu com uma flecha acertada no ombro. A história dos nossos antepassados retrata que a luta pela sobrevivência sempre existiu. Os mais fortes vencem, se destacam e se tornam líderes. São eles que definem quem morre e quem fica vivo.

O conceito de liderança começa com a guerra, demonstrando que os mais fortes sobrevivem, ocupam territórios, ganham credibilidade e com isso conquistam liderados. Com o passar dos anos e a evolução da nossa espécie, esse conceito ressalta a capacidade de alguns indivíduos comoverem, inspirarem e mobilizarem outras pessoas, de forma a caminharem juntos na busca do mesmo objetivo.

Independentemente de quais sejam seus ideais, os grandes líderes deixam sua marca pessoal na história e são hoje essenciais para um bom funcionamento e sucesso das empresas em todo o ambiente corporativo. Por acreditarem que os líderes já nascem com a habilidade de liderar, muitos se esquecem que a liderança, não só pode como deve, ser desenvolvida dentro das empresas. Nem sempre as pessoas que têm perfil para liderar sabem disso ou conseguem colocar sua aptidão em prática. E saber identificar funcionários com esse perfil nas organizações tornou-se, atualmente, um fator relevante para o seu sucesso nos negócios.

Um dos principais desafios das empresas é o de como selecionar, formar, criar e manter essas pessoas na organização. Nos tempos da Revolução Industrial, aprendeu-se a separar o pensar do fazer. As estratégias de execução foram devidamente separadas e escalonadas para aumentar a produtividade empresarial. Já hoje, na Era do Conhecimento, as organizações precisam da criatividade e habilidade humana em todos os níveis para serem realmente competitivas. Em vez de poucos líderes no topo da pirâmide como no passado, as empresas passaram a necessitar de muitos líderes em todas as áreas.

 

Leia a matéria completa em: Revista Melhor

Instagram