Instagram
6 Técnicas para Revolucionar sua empresa

Abrace as novidades, reinvente-se e sobreviva. Essa foi a sugestão do professor, consultor e escritor americano Dave Ulrich, um dos maiores especialistas em liderança e gestão de pessoas do mundo, para empreendedores que desejam transformar seus negócios.

Ulrich foi um dos participantes do Fórum Liderança Para Transformação dos Negócios, realizado em São Paulo nesta quarta-feira (8/6) pela Câmara Americana de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham).

De acordo com o especialista, épocas de crise, como a que o Brasil enfrenta atualmente, têm um lado bom: enfrentar o mau momento faz com que as empresas se reinventem e, caso a mudança seja bem-sucedida, se fortaleçam e tenham menos problemas no futuro.

Mas a mudança não é uma necessidade apenas de quem está na pior. “Os avanços tecnológicos fazem com que uma empresa centenária seja destruída em poucos anos, caso não se adapte aos novos tempos”, diz Ulrich.

No evento da Amcham, o americano falou sobre técnicas para quem deseja revolucionar seu negócio. Confira a seguir:

1. Foco na identidade da empresa
Todas as empresas têm uma cultura, segundo Ulrich. E isso vai além de visões e valores pessoais. As empresas devem pensar na sua reputação, nas razões que as fazem ser conhecidas pelos clientes e na elaboração de marcas e identidades visuais. “Não importa tanto se você sorri para seu cliente. O que realmente vale é o sorriso do consumidor” afirma Ulrich.

2. Use um “detector de vírus”
A maioria das companhias sofrem com “vírus”, fatores que impedem o crescimento e a harmonia.

Alguns deles, de acordo com Ulrich, são falta de transparência nas informações, valorização exacerbada da hierarquia, uso inapropriado de recursos corporativos, perfeccionismo a qualquer custo, centralização de processos e manutenção de aparências que não condizem com a realidade. “Especialistas em relacionamento falam que é preciso assumir, falar e discutir os problemas. Deve haver o mesmo posicionamento nas empresas.”

3. Elimine a burocracia
Para transformar a empresa, chefe e funcionários devem ter tempo para pensar criativamente e propor mudanças. Para criar este tempo, um bom caminho é eliminar processos burocráticos.

A sugestão é que os gestores eliminem relatórios, aprovações, reuniões e protocolos excessivos. “Essa descentralização pode ser difícil para o gestor, mas dará a ele tempo hábil para fazer outras coisas”, diz.

Leia a matéria completa em: Revista PEGN

Instagram